VIDEO
Richard Dawkins Lecture - Virus Of The Mind
AVISO: Os textos escritos e a escrever contém um vírus vivo da mente. Não os leia a não ser que esteja disposto a ser infectado. A infecção pode afectar a forma como pensa e subtilmente transformar a sua visão do mundo.
Que desperdício é perder a mente ou não a usar.
A mente é algo de terrível se a desperdiçarmos. Os vírus da mente estão a espalhar-se descontroladamente pelo mundo, contaminando como uma programação indesejada, tal como o vírus de computador conhecido por “Michelangelo” infecta os computadores introduzindo instruções que provocam a sua auto-destruição.
Todavia, existe uma boa notícia. A tão esperada e desesperada teoria científica unificada da biologia, psicologia e ciência cognitiva está presente. Um esforço interdisciplinar de cientistas de todas as áreas do conhecimento nas duas últimas décadas, ou regressando a 1859 e a Charles Darwin, se preferirem, produziu uma nova ciência, denominada de “Memética”.
A ciência da memética tem como fundamento a evolução. A teoria da evolução das espécies por selecção natural de Darwin transformou profundamente o campo da biologia. Os cientistas estão a aplicar a teoria evolucionista moderna à forma como a mente funciona, como as pessoas aprendem e crescem e a cultura progride.
Ao fazê-lo, o campo da psicologia acabará por ser tão transformada pelos cientistas que pesquisam a memética como a biologia o foi no tempo de Darwin. Os que anseiam conhecer-se mais e melhor, estudar a memética fatalmente traz uma enorme satisfação. É de acreditar que quem entender a memética terá uma vantagem muito maior na vida, especialmente na prevenção de vir a ser manipulado ou aproveitado.
Se entender melhor como funciona a sua mente, irá navegar de forma superior por um mundo dominado pela manipulação cada vez mais subtil. A má notícia é que os textos conterão mais perguntas do que respostas e em particular a memética que tem descoberto a existência dos vírus da mente, apenas dá algumas ideias sobre o que fazer com eles.
Os vírus da mente têm existido ao longo da história, mas têm a particularidade de estarem em constante alteração e evolução. São partes infecciosas da nossa cultura que se espalharam rapidamente por toda a população, alterando os pensamentos e as vidas das pessoas no seu percurso.