JORGE RODRIGUES SIMAO

ADVOCACI NASCUNT, UR JUDICES SIUNT

O idiota

O Idiota, baseado no romance homónimo de Fiodor Dostoievski.

false

Em grego, idios quer dizer “o mesmo”. Idiotes, de onde veio o nosso termo “idiota”, é a pessoa que nada vê para além de si e que tudo julga pelo prisma da sua baixeza. Acaso conhece pessoalmente algum idiota? Apenas ao ler a questão, certamente veio à memória uma boa quantidade deles. Os nossos pensamentos giram à volta do que dizem e expressam os idiotas. O mundo e as regras têm sido construídos, mais por idiotas que por pessoas inteligentes. Os idiotas encontram-se em todos os lugares. São como o gás liberto, ocupam todo o espaço. Envenenam e intoxicam as mentes de todos, até dos ignorantes, que pelo facto de o serem, já o são.

 

O que fazemos para não sermos idiotas, nem ser feito de idiota? É uma pergunta difícil, porque ninguém está imunizado de durante certos períodos ser ou fazer de idiota. Talvez precisemos de um momento de reflexão e auto-análise. Podemos desviar a atenção no que fazemos e olhar para os pés ou sapatos que os resguardam e pensar nas nossas actividades para combater a idiotice.

Pensou? Confesse que fez essa pergunta, anteriormente. Sim ou Não? Inconscientemente formulada de outra forma, certamente que sim. Alguma vez respondeu para os seus botões que estuda as tácticas dos canalhas? Os seus métodos? As suas estratégias de manipulação? Os seus encobrimentos?

A sua doação ao ambiente cultural e social? Será possível termos a pretensão de não sermos idiotas, se desconhecemos por completo a história, progressos e descobertas dos canalhas? Existe uma verdade irrefutável é que a idiotice tem feito prodigiosos progressos.

A idiotice é a ciência mais avançada do mundo. Actua a nível global e o seu resultado é a multiplicação vertiginosa de idiotas que nunca se apercebem que o são.

Se não vejamos algumas frases:

A fantasia sexual é que como o cheiro do cocó - só achamos normal quando é nosso.

Inglêiz não sei, maiz heim portuguêiz eu çôu terrível.

O mundo precisa de mais génios humildes! Actualmente somos poucos…

É melhor duas abelhas a voar que uma na mão.

Se não pode ajudar, atrapalhe! O importante é participar!

O homem que é homem leva a mulher feia; porque a mulher bonita todos querem levar!

Onde quer que se encontre, sempre estará lá!

A humanidade está a perder os seus maiores génios… Aristóteles faleceu, Newton bateu as morreu, Einstein expirou, e eu não estou a passar muito bem.

Quando alguém o chamar de gordo não ligue, é maior que isso.

 

Quando um não quer, dois não brigam, mas uma apanha.

Share

Pesquisar

Azulejos de Coimbra

painesi.jpg