JORGE RODRIGUES SIMAO

ADVOCACI NASCUNT, UR JUDICES SIUNT

Superar a ignorância e orgulho

sustainability

PERSPECTIVAS - Superar a ignorância e o orgulho - HojeMacau - 04.04.2019

“The choice we face is not between saving our environment and saving our economy.  The nation that leads the world in creating new energy sources will be the nation that leads the 21st-century global economy.”

 Barack Obama

 A nossa existência começou há muitos mil milhões de anos, quando uma pequena bola de fogo surgiu do nada e daí tudo se originou, desde a mais majestosa nebulosa até ao mais ínfimo animal. Somos todos criados a partir dessa grande unidade. Agimos como se pudéssemos viver separados dessa circunstância, no entanto, obtemos o retorno desse processo. O aquecimento global é um retorno muito desagradável. É facto que ao libertar carbono e destruir florestas valiosas, estamos a causar o aquecimento dos oceanos e da atmosfera da Terra.

 

Se a temperatura subir três graus centígrados, muitas florestas se transformarão em savana, grandes áreas da Terra se tornarão em deserto e o nível do mar aumentará vinte e cinco metros. Se a temperatura aumentar seis graus centígrados, a maior parte da vida será exterminada. Trata-se de palavras terríveis de escrever e ainda assim, se continuarmos no nosso caminho actual, é para onde estamos a ir. É com razão que muitos cientistas do clima estão a puxar os cabelos, procurando chamar a atenção do mundo.

Mas é possível inverter esta situação? É de recordar que nos últimos quinhentos anos, mesmo tendo praticado todo o tipo de crueldade e atrocidades, os inovadores e pioneiros da Terra realizaram empreendimentos inacreditáveis. Assim, no século XVI criaram o Renascimento, no século XVII, legaram o método científico e o início do comércio global, no século XVIII, fizeram a Revolução Industrial e o início do movimento antiesclavagista, no século XIX, presentearam com o nascimento da medicina moderna e da educação pública e no século XX, transmitiram a libertação das mulheres, o início dos direitos civis universais e as primeiras viagens ao espaço, a Internet e muito mais.

O que nos trará o século XXI? Tendo como exemplo, os habitantes da cidade austríaca de Güssing, que quase conseguiram uma economia totalmente neutra em carbono, até aos habitantes da cidade de São Francisco, a caminho de uma economia com desperdício zero, o mundo está cheio de pessoas que têm iniciativa e determinação para ter sucesso. Se tivermos vontade, podemos acabar com o uso de combustíveis fósseis e criar toda a energia que precisamos a partir do vento, marés e do sol, e devemos envolver os administradores florestais, em uma missão para acabar com todo o desmatamento e restaurar a biodiversidade e o esplendor das florestas. É dever envolver os agricultores em uma missão para restaurar a fertilidade do solo. É dever envolver os líderes empresariais e os banqueiros na procura de uma solução para garantir que todas as transacções se harmonizem com a natureza, tanto no livro contábil, quanto no terreno.

É dever envolver os professores em uma missão para garantir que toda a criança entenda a sabedoria da natureza e a nossa necessidade de viver em harmonia com as suas leis. Se tivermos a vontade e a capacidade de superar a nossa ignorância e orgulho, podemos alcançar resultados inimagináveis e como civilização, olharíamos para o passado com vaidade e vergonha ocasional. Sabemos que somos a civilização mais moderna e tecnologicamente mais avançada que habitou na Terra. Podemos andar na Lua, substituir os nossos enfermos corações e pulmões e comunicarmos telefonicamente através dos continentes pela Internet.

Estamos acostumados a orgulharmos os nossos sucessos, embora reconheçamos a nossa estupidez periódica. A origem da nossa espécie, se permitirmos que as nossas mentes viajem de volta pela grande cadeia do ser, jaz há quatro mil milhões de anos no passado. O facto de vivermos é um testemunho de que todos os nossos ancestrais, sem excepção, viveram o suficiente para transmitir a sua sabedoria biológica acumulada, e datarmos a origem da espécie humana que começou há cerca de cinco milhões de anos. Começamos a aventura da ciência moderna, que nos ensinou muito sobre a natureza há quinhentos e que representa apenas um décimo de milésimo desse tempo.

Vivemos dentro de uma bolha de tempo, e por isso é difícil ponderar a existência de seres humanos nos próximos quinhentos anos, muito menos em um milhão de anos, mas será sempre interessante imaginar como será a condição da humanidade nesse tempo do futuro. Talvez a maioria de nós responderá com pessimismo, sugerindo que seremos extintos, se não na primeira data, certamente seriamos na segunda. No entanto, um milhão de anos é apenas um pequeno fragmento adicional de 0,028 por cento do tempo desde que a vida começou.

O que tudo isto tem a ver com o aquecimento global? Tem a ver com o nosso estado de espírito, pois o factor mais importante que determinará se navegaremos ou não os caminhos dos desafios do aquecimento global com sucesso, será o de ver se os fenómenos que se produzem são um desastre inevitável ou é algum tipo de retribuição para a ganância humana e ecológica. Trata-se de ignorância, ou um convite emocionante para embarcar em uma nova aventura em um mundo ecologicamente harmonioso e amigável do clima.

O nosso futuro está nas nossas mentes. Se permitirmos que a negatividade e o pessimismo prevaleçam, tudo estará perdido. Mas, se nos apegarmos ao nosso optimismo, lembrando-nos das coisas incríveis que os seres humanos alcançaram e da incrível promessa do que está por vir, teremos as ferramentas necessárias para ter sucesso. Não há dúvidas quanto à urgência do tema. Sabemos que o dióxido de carbono e os outros gases de efeito estufa aprisionam calor, e temos conhecimento de que durante os últimos milhões de anos, o dióxido de carbono atmosférico da Terra nunca subiu acima de trezentas partes por milhão (ppm). No entanto, e como resultado da queima de combustíveis fósseis e da destruição das florestas tropicais, a concentração chegou a quatrocentas ppm, e está a aumentar constantemente em mais de duas ppm anualmente.

Os cientistas do clima estão a alertar com vozes cada vez mais desesperadas e urgentes de que podemos estar a perder a nossa capacidade de impedir que a temperatura da Terra suba dois graus centígrados, e se não passarmos desse valor poderemos evitar novos aumentos de três, quatro, cinco ou seis graus centígrados, colocando em risco toda a existência da vida na Terra. Estamos certamente em apuros, e precisamos de uma resposta urgente. Se nos dedicarmos a encontrar uma solução, não existe motivo para acreditar que não podemos ter sucesso. Os suprimentos mundiais de petróleo e gás, também estão prestes a esgotar-se, e mesmo que o aquecimento global não existisse, como muitos cépticos gostariam de acreditar, ainda assim teríamos que realizar uma transição organizada para um mundo que pode florescer sem combustíveis fósseis. 

Qual a razão pela qual deveríamos pensar que não podemos alcançar tal transição? Apenas cem anos atrás, a maioria das pessoas andava a cavalo ou a pé e vejamos o que foi alcançado. A espécie humana pode ser teimosa, estulta e orgulhosa, mas também é inteligente, criativa, corajosa e ama um desafio. Escalámos montanhas e pedalámos através dos continentes para criar milhões de causas que tocaram os corações. O impensável acontece, como pessoas cegas a fazer pára-quedismo e tetraplégicos a velejarem. O aquecimento global representa um enorme desafio. Se falharmos, condenamos as futuras gerações a milénios de mágoa e destruição que vão amaldiçoar os nossos nomes, pois sabíamos o que aconteceria e optamos por continuar a satisfazer o nosso amor pelos combustíveis fósseis, em vez de parar e mudar de direcção.

Se conseguirmos, toda uma nova era começará. Será que o lado aventureiro da nossa natureza humana irá enfrentar o desafio e nos conduzirá a um futuro ecologicamente sustentável? Ou será que o lado preguiçoso da nossa natureza humana vencerá, criando desculpas ainda mais patéticas, à medida que o nível do mar aumenta e as espécies da Terra se extinguem? Apenas os futuros historiadores da Terra saberão. A nossa tarefa é de aceitar o desafio antes que seja tarde demais. Todo o universo é feito de energia e tem sido a grande verdade desde o primeiro momento da sua formação. Pensamos que somos suficientemente inteligentes, mas quando se trata de entender como toda essa energia funciona, somos apenas iniciantes. Muito antes dos seres humanos serem um brilho nos olhos de um dinossauro, o Sol, gigante reactor termonuclear no universo, brilha na Terra, e envia o calor que a vida precisa para evoluir e florescer. Durante o período que chamamos de carbonífero, trezentos e sessenta a duzentos e oitenta e seis milhões de anos atrás, árvores gigantes, samambaias e musgos usavam a fotossíntese para capturar energia, criando carbonatos.

Quando morriam e caiam em pântanos, o seu carbono foi bloqueado e ao longo de milhões de anos, transformou-se em carvão e nos oceanos, as antigas plantas, plâncton e bactérias transformaram-se em petróleo e gás. Milhões de anos se passaram. Os dinossauros desapareceram, os mamíferos evoluíram e os humanos apareceram e há cerca de seiscentos mil anos descobrimos como fazer fogo. Mais tarde, usámos o fogo para fazer cobre, bronze, ferro e aço. Usando metal em vez da pedra, fomos capazes de cortar as árvores mais rapidamente. Na Idade Média, partes da Europa usavam como adubo cinzas de madeira. As casas, navios, moinhos de água e de vento e muitas pontes foram construídas em madeira.

A indústria do vidro usava madeira nos seus fornos e a indústria do ferro usava carvão. A França, até 1300 foi quase completamente desmatada, com florestas que cobrem apenas treze milhões de hectares dos seus cinquenta e quatro milhões hectares. Um único forno de ferro usando carvão poderia igualar uma floresta por um raio de um quilómetro em apenas quarenta dias. As pessoas no século XIII começaram a usar um material preto estranho que encontraram no chão chamado de carvão, e começou a segunda grande revolução energética. A Rainha Eleanor de Inglaterra, em 1257, foi retirada do seu castelo em Nottingham, devido a fumaça de carvão mineral queimado na cidade.

O carvão alimentou a Revolução Industrial, e existe carvão suficiente para mais duzentos anos, mas o seu impacto como causa do aquecimento global é tão grande que devemos parar de o usar a menos que se possa capturar e sequestrar com segurança dióxido de carbono. Em meados dos anos 1800, houve uma apetência renovada para a energia. As baleias eram abatidas pois até finais do século XIX, servia o seu óleo como combustível para iluminação de casas e ruas. O primeiro poço moderno de petróleo foi descoberto em Bacu, no Azerbaijão, em 1846, sendo nas Américas em 1858, em Oil Springs no Ontario, Canadá, seguido em 1859 por Drake Well, na Pensilvânia, Estados Unidos.

O gás natural foi novamente redescoberto no século XVIII e normalmente obtido como subproduto da produção do petróleo. A descoberta de combustíveis fósseis tem sido uma viagem de assombro e inocência. Quando foi descoberto o primeiro poço de petróleo, a maioria das pessoas acreditava que o mundo tinha sido criado da forma como a Bíblia diz, pois o livro do naturalista inglês, Charles Darwin, “A Origem das Espécies” só foi publicado em 1859. As pessoas não tinham a ideia do que eram os combustíveis fósseis ou o que seu carbono libertado faria na atmosfera. A maioria das pessoas nem sabia que a Terra tinha uma atmosfera e queimamos os combustíveis fósseis em total ignorância do impacto que teriam ao aprisionar o calor do Sol na atmosfera, derretendo o gelo e perturbando os padrões climáticos que nos deram estabilidade por milénios.

Ainda que, por alguns meios estranhos a crise climática não existisse, ou alguém inventasse uma tecnologia que pudesse miraculosamente absorver o excesso de carbono da atmosfera, e armazená-lo em blocos maciços de carbonato de cálcio para servir como muros no oceano protegendo as costas ameaçadas, dificilmente haveria uma pessoa na Terra que acreditasse que os combustíveis fósseis durariam sempre. O petróleo atingirá o seu pico de produção entre 2010 e 2025 e o que acontecerá depois? Essa é a questão crucial e, na escuridão do não saber, as nossas mentes seguem um de dois pensamentos, ou vão em direcção ao desespero convencidos de que, sem petróleo, as civilizações da Terra entrarão em colapso rapidamente; ou vão para um lugar maravilhoso e excitante, sabendo que estão prestes a dar um enorme salto civilizacional para a Era Solar, substituindo os combustíveis fósseis por energia limpa e renovável, construindo um futuro que os nossos filhos e netos vão adorar viver.

Tal escolha simples é o ponto crucial do qual o nosso futuro depende. A negatividade acalma a criatividade. Se permitirmos que a nossa mente mude para a negatividade, activará pensamentos de sobrevivência e não protegerá a nossa espécie durante o próximo colapso. Se mudarmos para uma forma de pensar positiva, activará a criatividade, emoção e a determinação e em todo o planeta, e a nossa escolha tornar-se-á uma profecia auto-realizável. Se acreditarmos que estamos fadados ao fracasso, acabaremos exterminados. Se acreditamos que os combustíveis fósseis são um presente do passado e que devemos mudar já a fim de construir um futuro incrível, é de acreditar que sobreviveremos. Tudo sempre dependerá de nós.

 

 

Jorge Rodrigues Simão, in “HojeMacau”, 04.04.2019
Share

Pesquisar

Azulejos de Coimbra

coimbra_ii.jpg